Com ruas residenciais tranquilas e arborizadas, o Jardim Oceânico é um queridinho na Barra da Tijuca, que é delimitado pelo mar entre os postos 1 e 4 da praia da barra e pela lagoa,
da ponte que leva ao Itanhangá, à estação de BRT, à estação do metro Jardim Oceânico e ao cais de acesso a Ilha da Gigóia.
Suas vias principais são a Avenida Armando Lombardi, a Avenida Ministro Ivan Lins, a Avenida Olegário Maciel, a Avenida Sernambetiba e a Avenida do Pepê.
Com um polo gastronômico, na Rua Olegário Maciel, que atrai grande público de todo o Rio de Janeiro por suas variadas opções de bares e restaurantes, com vasto comércio, supermercados e o shopping Barra Point e outros pequenos shoppings, casas de festas infantis e boates, a região é a parte da Barra da Tijuca que mais se assemelha à Zona Sul do Rio de Janeiro.
Na faixa da praia, o postinho(entre o posto 1 e 2),o praia linda e o pepê(entre os postos 2 e 3) são os lugares mais conhecidos e frequentados devido as condições perfeitas para a prática do surf, aos clubes de KiteSurf e rota dos principais quiosques e barracas da praia da barra.